segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

'A Visita da Velha Senhora' estreia em 29 de janeiro


Encenado no mundo inteiro, o grande clássico do dramaturgo suíço Friedrich Dürrenmatt ganha uma nova montagem na cena carioca. As sessões de estreia e lançamento do espetáculo serão nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, de quinta a sábado, na Sala Multiuso do CCPJ-Rio, localizada no Antigo Palácio da Justiça, Rua Dom Manuel, 29, Centro. As apresentações serão sempre às 19h, com entrada gratuita, com distribuição de senhas para o público externo a partir das 18h30. O espetáculo é uma realização do CCPJ-Rio, em homenagem aos 15 anos do programa “Teatro na Justiça”, em curso no âmbito cultural do Poder Judiciário do Rio de Janeiro desde 1999.  

No elenco estão: Maria Adélia, Marcos Ácher, Rogério Freitas, Eduardo Rieche, Paulo Japyassú, Sávio Moll, Laura Nielsen, Renato Peres, André Frazzi, Anita Terrana, Pedro Lamin e Pedro Messina. A direção é assinada por Sílvia Monte, a direção musical é de Marcelo Coutinho, cenário, de José Dias, figurino de Pedro Sayad e iluminação de Elisa Tandeta.

A história se passa numa pequena cidade da Europa Central, Güllen, que vive na miséria, arrasada por violenta crise econômica. Um dia, porém, a cidade é tomada por movimentação incomum. Todos os seus habitantes se preparam para receber a mulher mais rica do mundo, Claire Zahanasian (Maria Adélia). Clara Waescher nasceu em Güllen, quando tinha dezessete anos namorou Alfred Schill (Marcos Ácher). Grávida e abandonada por Schill, ela moveu na justiça de Güllen uma ação de “investigação de paternidade”. Um processo humilhante ao fim do qual ela acabou sendo expulsa da cidade. Grávida e abandonada Clara tornou-se prostituta e, no bordel, ela  conhece o arquimilionário Zahanassian com quem se casa. Viúva, ela torna-se a única herdeira de um grande império. Quarenta e cinco anos depois de ter sido expulsa da cidade ela retorna a Güllen  com o firme desejo de vingar-se. Clara ajudará a sua cidade natal, mas impõe uma condição: um bilhão em troca da cabeça de Alfredo Schill.

A peça “A Visita da Velha Senhora” é obra-prima da dramaturgia mundial e mola mestra da carreira do autor suíço Friedrich Dürrenmatt (1921-1990). Um texto contundente sobre a hipocrisia social e a falência dos valores humanos. Uma desenfreada sátira ao poder do dinheiro e à queda dos valores. 

Fonte : TJ/RJ

Nenhum comentário:

Postagens populares