quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um novo brinde à Dulcina!



Em 1946, acaba o Theatro Regina e abre o Teatro Dulcina.

O nascimento do Teatro Dulcina se deu com a compra dele pela consagrada atriz Dulcina de Moraes e seu marido, o também ator e escritor Odilon Azevedo. Lá, no quinto andar em cima do teatro, Dulcina fundou a Fundação Brasileira de Teatro, onde ministrava cursos e oficinas de teatro e defendia a classe artística.

O teatro resistiu bravamente, passando de mão em mão e abrigando aclamados grupos de teatro até seu fechamento, em 2007.

Em 2010, a Funarte assumiu as rédeas de um projeto de restauração do teatro, que estava em escombros quando foi designado àquela instituição. Após um investimento de 2,3 milhões de reais, o teatro Dulcina foi reinaugurado no dia 02 de agosto de 2011, com foyer, novos assentos e ar-condicionado completamente restaurados, inclusive a belíssima arquitetura art-dèco da fachada.

Pra mostrar que não está de bobeira, o teatro reabriu com um espetáculo aberto apenas a convidados em homenagem a Dulcina, colocando juntas no palco três monstros do teatro brasileiro: Marília Pera, Nathalia Timberg e nada mais nada menos que Bibi Ferreira.



Bibi inclusive estará a frente de um espetáculo no Dulcina nos dias 5,6,7,12,13,e 14 de agosto celebrando seus 70 anos de carreira com músicas e histórias que consagraram sua carreira.

Muitos outros espetáculos , como a ópera franco-brasileira Fedegunda, o monólogo Viver sem tempos mortos, baseado em cartas trocadas pela ensaísta Simone de Beauvoir e o escritor Jean-Paul Sartre, encenado por Fernanda Montenegro, e a volta da companhia de teatro Os Fodidos Privilegiados permeiam a programação de agosto do teatro, que está toda a preços populares de R$10. Bacana, né?



A reinauguração do Teatro Dulcina é uma ótima notícia pra todos nós, não só pela inauguração em si, mas também por ser mais uma conquista na revitalização da Cinelândia e no seu resgate como grande corredor cultural carioca.

UM BRINDE À DULCINA!

;)


Teatro Dulcina
Rua Alcindo Guanabara, 17 - Centro
(Metrô - Estação Cinelândia)
Rio de Janeiro - RJ
Tel: (21) 2240-4879
teatro@funarte.gov.br
www.funarte.gov.br

Notícias sobre a reinauguração do Teatro Dulcina
http://migre.me/5qvPy 
http://migre.me/5qvRo 

Nenhum comentário:

Postagens populares