segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Good Vibes Nenekatz

Xuxus, pela necessidade de desabafar e afastar um pouco a tristeza e quem sabe orientar alguém de quebra é que escrevo esse relato.
 
Meu gatinho de 5 anos apareceu certo dia com uma ferida feia no pescoço. Uma semana depois, mesmo já tendo sido castrado há muito tempo, cismou com uma gatinha no vizinho -   nunca entendi esse comportamento dele!  Se castrou, já era, benhê! No more pussycat 4 you! - e passou uma semana no assoalho da casa do vizinho, sendo mal-sucedidas  as tentativas  da minha mãe de tirá-lo de lá.
 
Quando voltou, apresentava todos os sintomas da esporotricose. Triste, pois sempre tive muito medo dessa doença e sei que nos gatinhos ela é mesmo muito feia.
Os sintomas se iniciam com feridas moles, que evoluem para feridas abertas, purulentas, com bastante secreção, avermelhadas e que vão formando um rastro pelo corpo do gato. A doença é transmissível para humanos, sendo um mero incômodo para nós, mas fatal para gatos e outros animais , pois pode invadir o organismo de forma sistêmica, abalando o sistema respiratório e até outros órgaos vitais .
 
Iniciamos tratamento assim que a doença foi diagnosticada, o que demorou um pouco. Precisamos ter determinação perante a veterinária, que acabou errando o primeiro diagnóstico diante dos sintomas um tanto quanto ocultos. No início a doença não é muito aparente. Parecia ser apenas uma reação infecciosa da ferida maior, que provavelmente foi a porta de entrada para o fungo causador da esporo.
 
Deve fazer quase um mês que ele está se tratando, e ele está apresentando altos e baixos característicos da doença. O tratamento pra ele está sendo sofrido e pra minha mãe, que cuida dele, também. Ela lastima muito a doença, tadinha. Sofre com o sofrimento dele. Algo totalmente compreensível para quem tem animais de estimação e os ama do fundo do coração.
 
Por  orientação da veterinária, procuramos a FioCruz, com aquele último fiozinho de esperança no coração. Foi quando soubemos que lá não estão atendendo mais! Mesmo assim, a atendente me passou o telefone do Instituto Jorge Vaitsman (2284-1371), que fica na Mangueira, perto do 1º Batalhão do Exército , na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1120, São Cristóvão, no Rio de Janeiro. Segundo minha mãe o atendimento telefônico foi muiito atencioso, as consultas custam apenas R$ 15,00 e os exames são gratuitos! O  rapaz sugeriu que ela chegasse ás 7h da manhãAs senhas de atendimento são distribuídas às 8h. Estamos com mais um pouquinho de esperança! 
 
Sabemos que  o tratamento é longo, ainda mais sabendo que a doença já atingiu o sistema respiratório.
 

Mas eu tenho fé de que vai dar tudo certo e agradeço qualquer oração ou emissão de vibração boa que eu possa conseguir pro Nenekatz! (O nome dele é Frederico, mas minha mãe deu esse apelido quando ele chegou e nunca mais saiu,rs)

Fiquei chocada ao saber que muitas pessoas, inclusive veterinários tem sacrificado seus animais infectados pelo esporo, quando há tratamento!

Xuxus, amem seus animais! Eles nos foram confiados não à toa! São de nossa responsabilidade sua disciplina e saúde, e devemos retribuir-lhes todo o amor que nos dispensam! Creio muito fortemente que nossos animais são como anjos da guarda, lembranças da natureza ou de Deus, como queira pensar, de como nossa existência se dá e depende de AMOR.

Para saber mais sobre esporotricose, acesse o site www.sosfelinos.org.br. É um excelente trabalho de informação, orientação e cuidado dos gatinhos aquele feito pelo pessoal desse site! Colabore com as campanhas e fique por dentro das orientações de como ser um dono responsável.

Instituto Jorge Vaitsman: www0.rio.rj.gov.br/ijv

Arca Brasil (leia sobre Posse Responsável): www.arcabrasil.org.br

P.S.: A Rosely do SOS Felinos acabou de me dizer que o atendimento no IJV não é tão bom na FioCruz, mas que tem gente que gosta. Como já tivemos muitos gastos e eu estou desesperada, amanhã o Nenekatz vai pra lá. Eu conto como foi depois. ;)

 

Um comentário:

*** Cris *** disse...

Melhoras para seu amiguinnho!
Bjs!

Postagens populares