quinta-feira, 29 de maio de 2014

Caminhos - uma intervenção urbana

"Já parou pra pensar que a maioria dos dias de nossas vidas, são dias comuns, ordinários? 

Nada de mais acontece, nada de especial, nada de surpreendente!

A partir deste questionamento é que surge CAMINHOS  UMA INTERVENÇÃO URBANA. Uma intervenção urbana que incita a mistura da ficção com a realidade. Realizado a partir de técnicas de improviso dos View Points ,é um espetáculo itinerante. Caminhos é antes de mais nada um convite. Uma convocação para uma experiência sociológica e antropológica. Uma solicitação para o aqui e o agora. O espectador é convidado a "ouvir"  a sua cidade, o seu cotidiano, o seu entorno e a observar seu meio de outro ângulo.


CAMINHOS  UMA INTERVENÇÃO URBANA é um mergulho no mundo e nas questões do homem, da contemporaneidade e das relações com o meio que o cerca. A cidade passa então a ser não apenas o cenário, mas também fonte de inspiração para a construção dos personagens e do conteúdo dramatúrgico. 

 O texto é construído não só pelos atores durante o trajeto, mas também pelo espectador. A interação público/atores/rua é o suficiente para abalar a fonte dramatúrgica em sua estrutura, a dramaturgia passa a ser aberta, livre dos molde pré-estabelecidos, pois ao sofrer alterações diárias em sua concepção, o espetáculo deixa de ser mera repetição do apresentado anteriormente, para se transformar em um happening, um evento teatral espontâneo que além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Porque assim como a própria cidade, com seus carros, ruas, prédios e pessoas que vão e vêm, a narrativa entra em consonância com o movimento da urbe. O texto encontra suas imagens e palavras nas cenas do cotidiano de uma grande metrópole."

Estava eu assistindo o Curta TV quando me aparece a propaganda desse projeto. O diretor contava como os transeuntes não sabem do que acontece enquanto a peça se desenrola, somente quem está ouvindo nos fones de ouvido entende. A interação vem de todos os lados e de formas inusitadas.


Adoro esse tipo de intervenção artística e me parece perfeito pra quem tem o hábito de peoplewatch.

Caminhos vai ser apresentado nos dias 31/05 e 01/06 às 12h, saindo do Oi Futuro Flamengo.










Visite o site da companhia: www.ciaenviezada.com

As fotos são do Flickr da peça.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Tulipa Ruiz no SESC

Nessa terça-feira, dia 20/05/14, Tulipa vem direto da Virada Cultural Paulista pra apresentar a turnê do seu mais novo trabalho, Tudo Tanto.
Depois de Efêmera, Tulipa se consolidou como nova compositora em ascensão, após apresentações bem sucedidas pelo Brasil e Europa, incluindo o festejado Festival de Montreaux.
Em apresentação única no SESC Ginástico, espero ver uma Tulipa ainda mais solta e espontânea do que quando Efêmera estourou.

O quê: Tulipa Ruiz - Tudo Tanto
Quando: 20 de maio de 2014
Onde: SESC Ginástico
Quanto: $10 inteira/ $5 meia/ $3 sócios SESC com carteirinha

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Assíntotas

A vídeo instalação de Anna Costa e Silva está encerrando esse fim de semana e hoje os espectadores tiveram a oportunidade de bater um papo com a artista. Confesso que levei um susto: cheguei com uma pessoa pra ver a instalação e dei de cara com a palestra! Mas foi ótimo, porque nos deu a oportunidade de ouvir a cineasta contar detalhes sobre a produção, criação e instalação da peça. Especialmente sobre o desenrolar da trama vaga e incerta entre os dois atores, que viveram por 7 dias sob a égide de poucas linhas, poucas limitações de suas atuações e total liberdade de criação e improvisação. Me surpreendeu saber que todo o processo foi ainda mais subjetivo e irracional do que eu imaginava, quase orgânico. E o quanto a artista se propôs a distanciar-se da obra e, ao mesmo tempo, quem sabe, de si mesma. Porém, sempre existem outras facetas, outros aspectos de uma obra que você pode perceber que eu não vi. Então, vá até a Caixa Cultural e confira por si só. Assíntotas sai de cartaz no dia 18 de maio.

Feliz aniversário, Caymmi!

Em homenagem ao centenário do aniversário de Dorival Caymmi, o grupo Casuarina deu início a um projeto em que estuda o repertório do mestre do samba e o reduz a 30 canções símbolo de Caymmi.


Com arranjos originais e autênticos, o espectador viaja no mundo arquétipo do músico, enquanto mal segura as cadeiras remexendo na poltrona.


Hoje a participação foi de Alice Caymmi, neta do compositor; amanhã será Eduardo Gallotti e depois de Ana Costa.


A apresentação de hoje foi maravilhosa!

Tudo o que um repertório indefectível e músicos talentosos poderiam oferecer.


O que: Espetáculo musical Casuarina em 100 anos de Dorival Caymmi


Quando: 17 e 18 de maio de 2014


Onde: Caixa Cultural RJ - Teatro de Arena - Av. Almirante Barroso, 25


Quanto: $20 inteira - $10 meia


O lado ruim de ler

Cêjura que pensou que eu defenderia que existe algo ruim em ler?

Só se for nesses casos aí de baixo:


Eu já estou quase quase no final do O Continente, do Érico Veríssimo! UFA!

*mas ta valendo a pena e muito!

Ler nunca é ruim! #ficadica

E você, tá lendo o que?! Deixa a dica! ;)


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Bazar noir

Depois do Mercado Mistureba, outro evento de moda legal é o Bazar Noir!

Acontece na mesmíssima Chopperia Brazooka, na Lapa e nessa edição vai ter até um andar só pra lingeries e artigos eróticos!


Postagens populares