quinta-feira, 29 de maio de 2014

Caminhos - uma intervenção urbana

"Já parou pra pensar que a maioria dos dias de nossas vidas, são dias comuns, ordinários? 

Nada de mais acontece, nada de especial, nada de surpreendente!

A partir deste questionamento é que surge CAMINHOS  UMA INTERVENÇÃO URBANA. Uma intervenção urbana que incita a mistura da ficção com a realidade. Realizado a partir de técnicas de improviso dos View Points ,é um espetáculo itinerante. Caminhos é antes de mais nada um convite. Uma convocação para uma experiência sociológica e antropológica. Uma solicitação para o aqui e o agora. O espectador é convidado a "ouvir"  a sua cidade, o seu cotidiano, o seu entorno e a observar seu meio de outro ângulo.


CAMINHOS  UMA INTERVENÇÃO URBANA é um mergulho no mundo e nas questões do homem, da contemporaneidade e das relações com o meio que o cerca. A cidade passa então a ser não apenas o cenário, mas também fonte de inspiração para a construção dos personagens e do conteúdo dramatúrgico. 

 O texto é construído não só pelos atores durante o trajeto, mas também pelo espectador. A interação público/atores/rua é o suficiente para abalar a fonte dramatúrgica em sua estrutura, a dramaturgia passa a ser aberta, livre dos molde pré-estabelecidos, pois ao sofrer alterações diárias em sua concepção, o espetáculo deixa de ser mera repetição do apresentado anteriormente, para se transformar em um happening, um evento teatral espontâneo que além do aspecto de imprevisibilidade, geralmente envolve a participação direta ou indireta do público espectador. Porque assim como a própria cidade, com seus carros, ruas, prédios e pessoas que vão e vêm, a narrativa entra em consonância com o movimento da urbe. O texto encontra suas imagens e palavras nas cenas do cotidiano de uma grande metrópole."

Estava eu assistindo o Curta TV quando me aparece a propaganda desse projeto. O diretor contava como os transeuntes não sabem do que acontece enquanto a peça se desenrola, somente quem está ouvindo nos fones de ouvido entende. A interação vem de todos os lados e de formas inusitadas.


Adoro esse tipo de intervenção artística e me parece perfeito pra quem tem o hábito de peoplewatch.

Caminhos vai ser apresentado nos dias 31/05 e 01/06 às 12h, saindo do Oi Futuro Flamengo.










Visite o site da companhia: www.ciaenviezada.com

As fotos são do Flickr da peça.

Nenhum comentário:

Postagens populares