quarta-feira, 20 de julho de 2011

[cine] De Imperial ao Fantástico

Quando chega a madrugada o Canal Brasil dana a apresentar umas pornochanchadas bem safadinhas, cheias de estigmas e esterótipos da sociedade brasileira de uns tempos de dantes, no Como era gostoso o nosso cinema. Focava mais no gênero exibido nos anos 70 e 80, me chocando enquanto eu via atores e atrizes que hoje fazem papéis de idosos nas novelas globais em personificações viris do sexo.

Tem gente que torce o nariz pra essa fase do cinema brasileiro, mas acho que a gente deve encarar a pronochanchada como uma era pela qual nosso cinema precisava passar e que foi importante pra nossa criação de identidade criativa e expressão cultural.

Quem assiste esse gênero sabe quem é Carlos Imperial, um safado, tarado, maníaco nato. Envergando os papéis que exigiam envergadura e muita sem vergonhice nesses filmes, Imperial interpretava quase que a si mesmo, no auge da sua própria safadeza.

Radialista, compositor, jornalista, polivalente da sacanagem, ele agora está sendo homageado na mostra Em memória de um cafajeste: o cinema de Carlos Imperial, no Centro de Cultura da Justiça Federal.

Mostra feitinha pra quem anda perdendo os filminhos no Canal Brasil!

[+] info: http://www.ccjf.trf2.gov.br/prog/prog.htm

  *****
E pra quem curte cinema fantástico, já está rolando a RioFan, mostra de cinema fantástico que tem ocorrido já há alguns anos para alimentar a sede dos cariocas por um pouco de fantasia, horror e mirabolices. É na Caixa Cultural, até dia 24 de julho.

Nenhum comentário:

Postagens populares